Advogados de Bolsonaro pedem que Moraes revise decisão que impede viagem aos EUA

Recurso solicita autorização para ex-presidente acompanhar posse de Donald Trump; Moraes aponta ausência de convite oficial e risco de fuga

Na noite desta quinta-feira (16), os advogados de Jair Bolsonaro entraram com recurso pedindo que o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, reconsidere a decisão que o impede de ir aos Estados Unidos para acompanhar a posse de Donald Trump.

A defesa do Bolsonaro solicita a ordem seja revista, “porque parte de seus pressupostos ou não se coadunam com a realidade, ou não servem como fundamento para impedir a viagem pontual”, afirma o documento.

Em sua decisão, Alexandre de Moraes ressaltou que ex-presidente não comprovou definitivamente que recebeu convite oficial para o evento. O ministro também apontou as entrevistas em que Bolsonaro cogitou “pedir asilo político” diante das ações judiciais pelo qual é investigado.

“Nesse novo pedido de JAIR MESSIAS BOLSONARO para ausentar-se do país para compromissos particulares, não há qualquer demonstração de alteração do quadro fático que fundamentou a decisão unânime da Primeira dessa Suprema Corte pela manutenção das medidas cautelares”, escreveu o ministro do Supremo.