Comissão de ética apura denúncias contra Ministra das Mulheres por assédio e racismo

A secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guarezi, também é alvo das denúncias
Brasília (DF), 25/03/2024 - A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante o lançamento do Sistema Nacional de Dados das Casas da Mulher Brasileira. A nova ferramenta será responsável por coletar e organizar, de maneira padronizada e estruturada, os dados referentes aos atendimentos realizados nas Casas em todo o país. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Ética da Presidência da República investiga pelo menos cinco denúncias de assédio moral e omissão diante de situações de racismo contra a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

As denúncias, apresentadas por servidoras, envolvem não apenas a ministra, mas também a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guarezi. Os relatos foram entregues à Controladoria-Geral da União (CGU) no final do ano passado e encaminhados à Comissão de Ética, uma vez que, no caso específico da ministra, a CGU não possui competência para atuar.

Em nota, a CGU informou que as denúncias envolvendo outras pessoas foram arquivadas por falta de provas. Já o Ministério das Mulheres declarou que nenhuma das acusações foi registrada formalmente nos canais oficiais de denúncia e que não foi notificado sobre o caso. Além disso, reafirmou ser contra qualquer tipo de discriminação e garantiu que dará andamento a qualquer denúncia feita de forma formal.