Cuba enfrenta novo apagão após falha em usina elétrica

Como parte dos esforços preventivos, o governo havia fechado escolas, clubes noturnos e centros de recreação, além de manter a maioria dos servidores públicos em casa

Cuba enfrenta um apagão de grandes proporções nesta sexta-feira (18), causado por uma falha em uma das principais usinas do país. Segundo comunicado oficial, o blecaute começou por volta das 11h, no horário local, afetando toda a ilha. A crise energética já vinha se intensificando, apesar das recentes medidas adotadas pelo governo para evitar exatamente esse cenário.

Como parte dos esforços preventivos, o governo havia fechado escolas, clubes noturnos e centros de recreação, além de manter a maioria dos servidores públicos em casa. No entanto, o impacto não foi evitado, e ainda não há previsão para a normalização do fornecimento de energia.

O apagão agrava a já delicada situação socioeconômica de Cuba, que enfrenta dificuldades resultantes de uma combinação de fatores, incluindo as duras sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos. A população, estimada em 10 milhões de pessoas, segue sem informações claras sobre quando o serviço será restabelecido, enquanto a crise energética se agrava no país.