EUA registram primeiro caso grave de gripe aviária H5N1 em Louisiana

Foi possível identificar mutações em uma amostra proveniente desse primeiro caso grave de gripe aviária no país

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos registraram o primeiro caso grave de gripe aviária no país, em Louisiana. Nos últimos meses, foram registrados 65 casos, mais comuns entre trabalhadores de fazendas.

Quanto à origem da infecção, o paciente foi exposto a aves doentes e mortas em bandos de fundo de quintal. Este é o primeiro caso de gripe aviária H5N1 em que o paciente não teve contato direto com as aves, de acordo com o CDC. A investigação ainda está em andamento, mas foi possível identificar mutações em uma amostra proveniente desse primeiro caso grave de gripe aviária no país. Essas mutações ocorreram no gene da hemaglutinina (HA), cuja principal função é ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira.

Em comunicado publicado pela agência de saúde, foi informado: ‘Houve algumas alterações de baixa frequência no segmento do gene da hemaglutinina (HA) de um dos espécimes, alterações que são raras em seres humanos, mas já foram relatadas em casos anteriores de A(H5N1) em outros países, especialmente durante infecções graves.