Inmet mantém alerta para chuvas intensas ao longo desta segunda; indicativo fica restrito à Região Sudeste do país

O verão começou com registro de temporais, que devem se concentrar em áreas isoladas de MG, RJ e SP, enquanto o tempo permanece estável no Nordeste
Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de chuvas intensas, de até 100 mm, para esta segunda-feira (23/12), agora limitado à Região Sudeste do Brasil.

O alerta abrange o Centro-Oeste, Paraná, Santa Catarina, o restante do Sudeste, a Região Norte (exceto Amapá, norte do Pará e centro-leste de Roraima) e partes do Piauí, Maranhão e Bahia. Em um verão atípico no Brasil, a segunda-feira começa com temperaturas amenas e redução no volume de chuvas em boa parte do país.

No Nordeste, o tempo permanece firme na maioria das áreas, com máximas de até 32°C a 33°C, exceto em Teresina e São Luís, que têm pancadas de chuva isoladas. Em Florianópolis, a temperatura caiu para 23°C, com tempo nublado, que pode ter contribuído para um acidente aéreo fatal no domingo (22). Já em Porto Alegre, houve aumento de temperatura para 29°C, enquanto a Serra Gaúcha registrou frio, com mínimas entre 11,7°C e 14°C, devido à passagem de uma frente fria.