Irã diz que “usará todas ferramentas” para resposta a ataque de Israel

Amir Cohen/Reuters

O governo do Irã disse que vai usar todas as ferramentas disponíveis para dar uma resposta definitiva e eficaz ao ataque israelense no fim de semana contra alvos militares no país. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. A natureza da resposta vai depender da natureza do ataque israelense, acrescentou o chanceler, sem dar mais detalhes.

O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, disse no domingo que as autoridades devem determinar a melhor forma de demonstrar o poder iraniano a Israel, acrescentando que o ataque sofrido no final de semana não deve ser minimizado nem exagerado. Israel lançou na noite de sexta-feira três ondas de ataques aéreos contra fábricas de mísseis e outras bases militares perto de Teerã e no oeste do Irã.

Os dois países vêm se envolvendo em um ciclo de retaliações uns contra os outros há meses. O ataque de sexta ocorreu após um bombardeio de mísseis iranianos em primeiro de outubro, muitos dos quais, segundo Israel, foram derrubados por suas defesas aéreas. O Irã apoia o Hezbollah, que está envolvido em intensos combates com as forças israelenses no Líbano, e também o grupo militante palestino Hamas, que está lutando contra Israel na Faixa de Gaza.