Lula convoca reunião para debater diretrizes da Meta

Presidente criticou a decisão, afirmando que as redes sociais devem ter responsabilidades equivalentes às de outros meios de comunicação
Reprodução/Band
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) anunciou que o governo realizará, nesta sexta-feira (10), uma reunião para discutir a decisão da Meta de encerrar o programa de checagem de fatos nas redes sociais.
A reunião, determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi motivada pela preocupação com o impacto dessa medida, considerada “extremamente grave”. Inicialmente prevista para ontem (9), a reunião foi adiada, e o horário ainda será definido.

A Meta, responsável por plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou no dia 7 novas diretrizes que incluem a redução da moderação de conteúdos e o fim da checagem de fatos, sob a justificativa de ampliar a “liberdade de expressão”.

O presidente Lula criticou a decisão, afirmando que as redes sociais devem ter responsabilidades equivalentes às de outros meios de comunicação e defendeu que ações online que violem leis sejam devidamente punidas.