Na tarde desta sexta-feira (18), um atentado deixou o prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio, de 72 anos, ferido. O incidente ocorreu por volta das 14h30, quando o carro oficial, um Jeep Renegade preto, foi alvejado por cinco disparos na altura da Rodovia Régis Bittencourt, na região metropolitana de São Paulo.
Segundo informações preliminares da polícia, os tiros partiram de um Nissan March vermelho, que se posicionou ao lado do veículo do prefeito antes de efetuar os disparos. O motorista do prefeito relatou que o primeiro tiro foi direcionado ao pneu do carro, mas ele acelerou na tentativa de fuga, enquanto os criminosos seguiam atirando.
Durante o ataque, o prefeito Aprígio, que estava a caminho de uma coletiva de imprensa na nova sede da prefeitura, jogou-se no banco traseiro, alegando ter sido atingido. No carro, além dele, estavam o motorista, um fotógrafo e o secretário de segurança.
De acordo com a prefeitura, um dos disparos atingiu o ombro do prefeito. Mesmo com o pneu estourado, o motorista conseguiu dirigir até a UPA Akira Tada, sendo escoltado pela polícia após conseguir atrair a atenção de uma viatura.
Vídeos circulando nas redes sociais mostram o prefeito ensanguentado dentro do veículo. Após atendimento inicial na UPA, ele foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Aprígio chegou a passar pela UTI, mas, segundo a equipe médica, seu quadro é estável e ele já está consciente e conversando em um quarto.
O delegado Hélio Bressan afirmou que os tiros foram disparados com um fuzil e que há indícios de que o crime foi premeditado. Renata Abreu, presidente do Podemos, partido de Aprígio, manifestou preocupação com o atentado e destacou que, neste momento, o foco é na recuperação do prefeito.
Equipes da Polícia Civil estão em campo em busca de pistas que possam levar à identificação dos autores. O veículo utilizado no crime foi encontrado incendiado no Rodoanel Mário Covas, pouco tempo após o ataque, com fragmentos de munição de fuzil em seu interior. Os suspeitos, no entanto, seguem foragidos, e o caso está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra.