Sete horas após Hamas soltar três reféns, Israel libertou 90 prisioneiros palestinos

De acordo com a proposta, após 16 dias de cessar-fogo, a segunda etapa será iniciada

Sete horas após o Hamas soltar três reféns, Israel libertou 90 prisioneiros palestinos neste domingo (19). De acordo com o Hamas, os libertados incluem 69 mulheres e 21 adolescentes da Cisjordânia e Jerusalém. Os ônibus que transportavam os prisioneiros palestinos foram recebidos na cidade de Ramallah com fogos de artifício e muita comemoração.

As expectativas para os próximos dias de cessar-fogo aumentam. Discussões sobre o futuro do governo de Gaza e a retirada total das tropas israelenses da cidade palestina serão pontos sensíveis a serem debatidos ao longo dessa primeira fase, que terá duração de 42 dias.

De acordo com a proposta, após 16 dias de cessar-fogo, a segunda etapa será iniciada. Essa fase visa o esvaziamento total do território palestino por parte de Israel, além da entrega de mais reféns israelenses.

A terceira e última etapa contará com a devolução dos corpos de reféns mortos, tanto soldados quanto civis, e o processo de reconstrução de Gaza, que pode durar de 5 a 15 anos, com custos superiores a 50 bilhões de dólares.