Donald Trump afirmou que o presidente da Ucrânia “não é um anjo”, e criticou Volodymyr Zelensky por ter demorado em falar na possibilidade de um acordo com a Rússia. A fala aconteceu durante a primeira entrevista do segundo mandato, direto do Salão Oval.
O presidente dos Estados Unidos disse que o líder ucraniano deveria ter começado a falar sobre paz “muito tempo antes”, e que “não deveria ter deixado a guerra acontecer”. Ele também criticou Zelensky por estar lutando contra um inimigo muito mais forte que Kiev e frisou que enquanto a Rússia tinha 30 mil tanques de guerra, a Ucrânia não tinha “quase nada”.
Outro ponto levantado foram os gastos. Segundo o republicano, “eles (ucranianos) foram corajosos, mas nós demos a eles bilhões de dólares. Os Estados Unidos gastaram U$ 200 bilhões a mais que a Europa”.
O chefe da Casa Branca ainda indicou que os russos perderam 850 mil soldados. No lado da Ucrânia, seriam 700 mil. Os dois países não confirmam oficialmente números. Apesar das críticas a Zelensky, Trump culpou a Rússia por ter começado o conflito e voltou a garantir estar pronto para impor sanções a Moscou.