O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou que está em andamento uma investigação sobre o retorno temporário da rede social X no Brasil, que aconteceu no dia 18 deste mês. O objetivo é determinar se a volta da plataforma foi uma ação intencional ou se foi resultado de um problema técnico.
Durante a coletiva, Juscelino destacou que, caso se comprove um descumprimento deliberado da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a pasta poderá entrar com um processo para suspender a permissão de operação da empresa Starlink no Brasil. A Starlink, que oferece internet de alta velocidade via satélites, é de propriedade do bilionário Elon Musk, que também controla a plataforma X.
Em agosto, Alexandre de Moraes notificou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para garantir o cumprimento de sua decisão sobre a operação da rede social. A investigação em curso busca esclarecer os detalhes que cercam o retorno da plataforma, em meio a um cenário de crescente vigilância sobre as atividades das redes sociais no país.