As polícias Civil e Militar estão realizando uma operação contra o crime organizado nas comunidades do Complexo do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de combater o roubo de veículos e cargas na região metropolitana. Cerca de 500 policiais participam da ação, que conta com o apoio de helicópteros e veículos blindados.
Durante a operação, intensos tiroteios ocorreram na madrugada e manhã de hoje (24), gerando pânico entre os moradores, que também relataram barricadas queimadas e incêndios nas comunidades. A situação se agravou com a morte de Carlos André Vasconcelos da Silva, de 35 anos, vítima de uma bala perdida enquanto caminhava em direção ao trabalho, nas proximidades da estação do BRT Penha II. Além disso, duas pessoas ficaram feridas, incluindo um policial militar, que também foi atingido pelos disparos.
Por conta da operação, 13 linhas de ônibus foram desviadas. A Polícia Militar não confirmou se mandados de prisão ou de busca e apreensão estão sendo cumpridos.